Rodrigo Pacheco prevê queda nos juros com novo arcabouço fiscal
O texto-base da proposta foi aprovado na Câmara dos Deputados
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), expressou sua esperança de que, com o novo arcabouço fiscal implementado, a taxa de juros comece a cair no segundo semestre. A declaração foi feita durante entrevista ao UOL, nesta quarta-feira (24).
O texto-base da proposta foi aprovado na Câmara dos Deputados na terça-feira (23), com 372 votos a favor e 108 contra, superando o número mínimo necessário de 257 votos para o avanço do texto. Hoje, os deputados votarão os destaques, que são sugestões de alterações ao texto.
Pacheco elogiou as iniciativas do governo federal e do Ministério da Fazenda, afirmando que: "Particularmente, gostei muito do que foi feito como iniciativa do governo federal, do Ministério da Fazenda. Acho que o ministro Fernando Haddad fez o melhor possível para o regime fiscal brasileiro, para substituir o teto de gastos públicos. A Câmara cuidou de fazer os aprimoramentos, que o deputado Cláudio Cajado nos explicou ontem quais eram. Foi um trabalho muito bem feito."
O presidente do Senado expressou sua expectativa de que a redução da taxa de juros comece o mais rápido possível, possivelmente no início do segundo semestre, combinada com o controle da inflação e valorização monetária, resultando em uma redução mais substancial até o final do ano.