• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são condenados pelo assassinato de Marielle Franco
Brasil

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são condenados pelo assassinato de Marielle Franco

Condenação dos policiais gerou comoção dos parentes das vítimas no tribunal

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são condenados pelo assassinato de Marielle Franco

Foto: Reprodução

Após seis anos, sete meses e 17 dias, o 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou os ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. A sentença foi lida na tarde desta quinta-feira (31) pela juíza Lúcia Glioche.

Ronnie Lessa foi condenado a 78 anos, 9 meses e 30 dias. Já Élcio pegou 59 anos e 8 meses e 10 dias. Ambos também foram condenados a pagar pensão para o filho de Anderson até que ele complete 24 anos e indenização para as parentes de Marielle.

A dupla foi enquadrada nos seguintes crimes:

  • duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima)
  • tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle que sobreviveu ao atentado e prestou depoimento na quarta-feira.
  • receptação do Cobalt prata, clonado, que foi utilizado no crime

Presentes no tribunal, Marinete e Antônio, pais de Marielle, além de Luyara, filha da vereadora e a viúva Mônica Benício juntamente com a viúva de Anderson, Ágatha Reis, se abraçaram e aplaudiram a leitura da sentença, bastante emocionados.

Condenados devem deixar a cadeia antes do previsto

Mesmo que as penas tenham impactado pelo tempo, tanto Ronnie Lessa quanto Élcio de Qeuiroz devem deixar a cadeia antes. Ambos assinaram um acordo de delação premiada, o que ocasionou no andamento rápido das investigações, principalmente com relação aos mandantes.

No acordo de delação premiada ficou previsto algumas situações. Confira abaixo:

Élcio Queiroz ficará preso, pelo prazo máximo de 12 anos em regime fechado, enquanto Ronnie Lessa ficará preso por, no máximo, 18 anos em regime fechado, além de mais dois anos em regime semiaberto.

Os prazos começaram a contar da data quem que eles foram presos, no dia 12 de março de 2019. Um ano depois que o crime ocorreu, ou seja, 5 anos e 7 meses serão descontados das penas totais.

Com o acordo, Élcio pode deixar a cadeia em 2031, enquanto Lessa iria para o semiaberto em 2037, ficando livre em 2039.

Relembre o crime

A vereadora Marielle Franco (PSOL) foi assassinada à tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, no dia 14 de maio de 2018. 

Além de Marielle, que foi baleada quatro vezes na cabeça, o motorista do carro, Anderson Gomes também foi atingido e morreu. A única sobrevivente do crime, Fernanda Chaves, foi atingida por estilhaços.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.