Salvador amplia atendimento em transporte coletivo para três regiões
Rotas são para Sussuarana, Colinas de Pituaçu e Residencial Marazul
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Os usuários de transporte coletivo em duas regiões de Salvador têm acesso a novos serviços. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) implementou linhas de ônibus para Sussuarana, o Residencial Marazul, em Tubarão. E na próxima segunda (21), três linhas serão lançadas em Colinas de Pituaçu.
No Residencial Marazul, um condomínio recém-entregue em Tubarão, os moradores solicitaram um novo serviço de transporte. A partir deste sábado (19), a linha 1603 – Base Naval/São Tomé/Paripe x Hospital do Subúrbio começa a atender o condomínio. A linha seguirá da Base Naval pela Rua Doutor Eduardo Dotto, passará pelo Residencial Marazul e pela Rua Iriguaçu, seguindo seu itinerário regular. Os horários variam entre 5h40 e 21h.
Na área de Colinas de Periperi, a partir de segunda-feira (21), serão lançadas três linhas com horários específicos para atender a região durante os horários de pico da tarde. As linhas 1633-07 – Mirantes de Periperi x Ondina, 1637-07 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Rodoviária e 1649-04 – Mirantes de Periperi x Estação Cidadela BRT prestarão atendimento apenas no sentido de volta ao bairro. Os horários são 18h40, 16h39 e 19h05 para as linhas 1633-07, 1637-07 e 1649-04, respectivamente.
A região de Sussuarana conta com a nova linha 1231-02 – Sussuarana x CAB (4ª Avenida) desde a última quarta-feira (16). Essa rota circular foi concebida para oferecer um trajeto mais eficiente até o Centro Administrativo da Bahia (CAB) e a estação de metrô Pituaçu. A decisão foi tomada após uma análise do planejamento da Semob, que identificou alta demanda saindo do bairro em direção a essa região durante os horários de pico da manhã.
Essa linha está em período de testes até 11 de setembro, com operações de segunda a sexta-feira, das 5h às 11h10, e intervalos de 25 a 40 minutos entre os ônibus. Ela percorre a Avenida Ulysses Guimarães, a principal via do bairro, até o último retorno na 4ª Avenida do CAB, próximo à estação de metrô Pituaçu. Ao todo, são 14 viagens diárias.