• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Salvador promove evento Chamada Cidade Zero Carbono com apresentação de soluções geradas para cidades sustentáveis!
Michel Telles

Salvador promove evento Chamada Cidade Zero Carbono com apresentação de soluções geradas para cidades sustentáveis!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Salvador promove evento Chamada Cidade Zero Carbono com apresentação de soluções geradas para cidades sustentáveis!

Foto: Divulgação Assessoria

Em 2021 foi lançada a Chamada Cidade Zero Carbono, um projeto que nasceu da parceria entre a Prefeitura de Salvador, por meio das Secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Inovação e Tecnologia (Semit), juntamente com o SENAI CIMATEC e a Connected Places Catapult, iniciativa voltada para o debate, desenvolvimento e promoção de políticas de descarbonização.  Após dois anos, o encerramento do projeto aconteceu na tarde desta terça-feira (11),  no SENAI CIMATEC da av. Orlando Gomes, 1845,  Piatã, com o evento Demoday, no qual foram apresentadas as soluções geradas a partir dessas conexões e parcerias firmadas.

Conforme explica a titular da Secis, Marcelle Moraes, o objetivo da colaboração da pasta é conectar grandes corporações e startups, em busca de soluções que irão contribuir para a meta de descarbonização de Salvador até 2049, quando a cidade completa 500 anos. “O evento de hoje, o Demoday, é mais uma etapa importante desse processo, pois foram apresentados os produtos elaborados até então e, com isso, inspiramos outras empresas e startups a gerarem novas soluções para Salvador e para o mundo”, destacou.
O evento contou com explanações das corporações participantes, Ifood, Neoenergia, Wilson Sons, BMD Têxteis e Civil, que apresentaram suas políticas de descarbonização. “Estes parceiros buscaram conectar grandes corporações com demandas de descarbonização e startups, para trazer soluções que vão contribuir com a meta de descarbonização da cidade de Salvador até 2049. Este com certeza foi um momento único, que fortalece a pauta, além de inspirar todos da nossa comunidade nesse objetivo tão importante, que é o crescimento aliado à sustentabilidade”, salienta a gestora.

Ações

No sentido de promoção de políticas de descarbonização, Marcelle pondera que Salvador enfrenta desafios relacionados à emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e consequentes mudanças climáticas, “mas também possui um grande potencial de planejamento e implementação de ações, pensando nisso, nós temos construído, ao longo do tempo, uma agenda de adaptação com o objetivo de reduzir os danos associados a esses eventos”, declarou, complementando que, “graças a esses esforços, Salvador hoje é reconhecida internacionalmente por políticas públicas, programas e ações sobre sustentabilidade, resiliência e inovação, especialmente no combate às mudanças climáticas”, afirmou.

Dentre as ações já desenvolvidas pela Prefeitura de Salvador, principalmente em relação à descarbonização e ao aumento da resiliência no município dentro desses desafios,  destacam-se: O Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima em Salvador (PMAMC) e da Estratégia de Resiliência, ambos em 2020; o Programa Salvador Solar, que busca uma transição energética justa através da concessão de descontos para residências que atendam aos requisitos de geração e consumo de energia solar estabelecidos, além da formação de profissionais para atuarem no mercado solar, movimentando a economia local e incentivando a diversificação de matrizes energéticas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.