Política

Senador apresenta projeto que inclui perguntas sobre orientação sexual no Censo

"Sem dados completos, continuaremos mantendo apagadas as identidades", destaca o parlamentar

Por Da Redação
Ás

Senador apresenta projeto que inclui perguntas sobre orientação sexual no Censo

Foto: Reprodução / FAEPE

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou nesta semana o projeto (PL 420/2021) que inclui perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero nos questionários aplicados à população no censo demográfico. Contarato que é o primeiro senador abertamente gay entende que a defasagem dos dados oficiais sobre a população LGBTQIA+ (sigla de Lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis, queers, intersexuais, assexuais e todas as demais existências de gêneros e sexualidades) dificulta a realização de políticas públicas direcionadas a este público.

Na justificativa da proposta, o senador usou dados identificados pelo Grupo Gay da Bahia em 2019, que levantou  297 homicídios de pessoas LGBTQIA+, sendo que apenas 84 foram apurados nas estatísticas oficiais.  De acordo com o senador, com base em levantamentos da sociedade civil, 16% da população brasileira seria LGBTQIA+.

"Sem dados completos, inequívocos, atuais e tratados estatisticamente, continuaremos mantendo apagadas as identidades desses indivíduos e nos recusando a reconhecer que existe um problema público de exclusão social e produtiva de uma parcela considerável da população brasileira, decorrente de preconceitos fundados em modos de expressão individual que estão fora do padrão tradicional aceito pela sociedade", afirmou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.