Senador apresenta projeto que inclui perguntas sobre orientação sexual no Censo
"Sem dados completos, continuaremos mantendo apagadas as identidades", destaca o parlamentar
Foto: Reprodução / FAEPE
O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou nesta semana o projeto (PL 420/2021) que inclui perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero nos questionários aplicados à população no censo demográfico. Contarato que é o primeiro senador abertamente gay entende que a defasagem dos dados oficiais sobre a população LGBTQIA+ (sigla de Lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis, queers, intersexuais, assexuais e todas as demais existências de gêneros e sexualidades) dificulta a realização de políticas públicas direcionadas a este público.
Na justificativa da proposta, o senador usou dados identificados pelo Grupo Gay da Bahia em 2019, que levantou 297 homicídios de pessoas LGBTQIA+, sendo que apenas 84 foram apurados nas estatísticas oficiais. De acordo com o senador, com base em levantamentos da sociedade civil, 16% da população brasileira seria LGBTQIA+.
"Sem dados completos, inequívocos, atuais e tratados estatisticamente, continuaremos mantendo apagadas as identidades desses indivíduos e nos recusando a reconhecer que existe um problema público de exclusão social e produtiva de uma parcela considerável da população brasileira, decorrente de preconceitos fundados em modos de expressão individual que estão fora do padrão tradicional aceito pela sociedade", afirmou.