STF forma maioria para tornar réus mais 245 denunciados por atentado em Brasília
Ao todo, 1.390 pessoas foram denunciadas pela PGR
Foto: Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta segunda-feira (15), em julgamento no plenário virtual, para tornar réus mais 245 denunciados por participação no atentado às sedes dos três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Seguiram o entendimento do relator Alexandre de Moraes os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
Já Kassio Nunes Marques e André Mendonça divergiram parcialmente. Essa é a quarta análise de casos referentes ao atentado. Até o momento, 550 pessoas já se tornaram réus no Supremo devido aos atos de vandalismo na capital federal. O tribunal abriu 100, 200 e 250 ações penais, respectivamente, contra acusados pelos atos.
Entre os casos analisados, estão acusados de serem executores e autores intelectuais do atentado. Ao todo, 1.390 pessoas foram denunciadas pela Procuradoria Geral da República (PGR) por envolvimento no caso. Em manifestações sobre o caso, a procuradoria afirmou haver conjunto probatório para sustentar a acusação, como imagens, mensagens e testemunhos.