• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • STF julga nesta quarta (12) se motorista deve ter carteira suspensa por homicídio culposo
Brasil

STF julga nesta quarta (12) se motorista deve ter carteira suspensa por homicídio culposo

Ministros deverão analisar se a pena viola o direito constitucional ao trabalho.

Por Da Redação
Ás

STF julga nesta quarta (12) se motorista deve ter carteira suspensa por homicídio culposo

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará nesta quarta-feira (12) a legalidade da pena de suspensão do direito de dirigir ao motorista profissional condenado por homicídio culposo ao volante. O caso possui repercussão geral, ou seja, a decisão tomada pela Corte será aplicada pelos demais tribunais do país.

Os ministros deverão analisar se a pena de suspensão da habilitação ao motorista profissional em razão de homicídio culposo (sem intenção de matar) viola o direito constitucional ao trabalho.

Em um processo que chegou ao Supremo, um motorista de ônibus de Barbacena (MG) foi condenado por um atropelamento que acarretou em morte. O acidente ocorreu em 2004. De acordo com o Ministério Público, o motorista foi negligente. Segundo o MP, ele não observou o dever de cuidado ao efetuar um cruzamento, causando a morte de um motorista que vinha em uma motocicleta.

A pena prevista para o homicídio culposo na direção no Código Brasileiro de Trânsito é de detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se conseguir tirar habilitação para dirigir veículo automotor. O tempo de suspensão é proporcional a pena aplicada.

Na segunda instância, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais retirou da condenação do motorista, a suspensão do direito de dirigir por compreender que a penalidade inviabiliza o direito ao trabalho, constitucionalmente assegurado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário