STF retoma nesta semana julgamento de pedidos de liberdade de Robinho
Ex-jogador está preso desde março após ser condenado por estupro na Itália
Foto: Ivan Storti/Santos FC
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, na próxima sexta-feira (15), o julgamento de dois pedidos de liberdade do ex-jogador Robinho, que foi condenado pela Justiça da Itália a nove anos de prisão por estupro. Os membros do tribunal têm até o dia 26 de novembro para proferir votos.
A condenação de Robinho é referente a um episódio ocorrido em 2013, quando o ex-jogador e outros cinco homens teriam violentado uma mulher albanesa em uma boate em Milão.
O ex-jogador foi condenado em 2017, com sentença transitada em julgado em janeiro de 2022. Como o jogador voltou ao Brasil antes do término do processo, a Itália solicitou ao Brasil a homologação da sentença e a transferência da execução da pena, com base no Tratado de Extradição firmado entre os dois países.
Com a sentença já transitada, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou a transferência da execução da pena para o Brasil e determinou a prisão imediata do ex-jogador, que está em regime fechado desde 21 de março.
Caso o STF decida a favor da defesa, Robinho poderá aguardar o desfecho do processo em liberdade. Porém, se a Corte rejeitar os argumentos, a execução da pena será mantida no Brasil, confirmando a prisão do ex-jogador.