• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • STF sanciona decisão liminar que mantém prazo de filiação partidária para eleições municipais 2020
Política

STF sanciona decisão liminar que mantém prazo de filiação partidária para eleições municipais 2020

Prazo encerrou em 4 de abril

Por Da Redação
Ás

STF sanciona decisão liminar que mantém prazo de filiação partidária para eleições municipais 2020

Foto: Agência Brasil

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) sancionou na última quinta-feira (14), a decisão da ministra Rosa Weber que mantém o prazo para filiação partidária, domicílio eleitoral e desincompatibilização para as eleições municipais de 2020, que se encerrou em 4 de abril.  A medida segue parecer do procurador-geral da República, Augusto Aras.

O partido Progressistas buscava o adiamento, por 30 dias, sob o argumento de que as medidas de combate à pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, poderiam prejudicar o pleito deste ano. À exceção do ministro Marco Aurélio Mello, que votava pela extinção do processo, todos os ministros acompanharam a relatora do caso, Rosa Weber.

Durante uma sessão, realizada por videoconferência da sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), Augusto Aras lembrou, no ato do voto, não estar em julgamento a data das próximas eleições, mas sim, uma das fases do processo eleitoral, envolvendo a filiação partidária. Segundo Aras, essa etapa estaria alcançada pela preclusão temporal, pois o prazo se exauriu em abril.

Já ministra Rosa Weber, no ato do voto, considerou não ter havido demonstração de que a implementação das medidas de enfrentamento da pandemia justificasse a suspensão das regras do processo eleitoral. E que, em momentos de incerteza, é preciso preservar procedimentos de expressão da vontade popular, das instituições conformadoras da democracia, como é o caso das eleições.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.