Brasil

Superlua acontecerá pela terceira vez no ano, nesta quinta-feira (17)

O fenômeno vai variar conforme o fuso horário de cada localidade

Por Da Redação
Ás

Superlua acontecerá pela terceira vez no ano, nesta quinta-feira (17)

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A maior Superlua do ano poderá ser observada a partir da noite desta quinta-feira (17), no Brasil. De acordo com o Observatório Nacional, a lua cheia parecerá maior e mais brilhante, devido à seu perigeu, ou seja, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. Esta é a terceira vez que o fenômeno é registrado neste ano. 

A superlua vai acontecer conforme o fuso horário de cada localidade. Em alguns países, já há registros da grande lua. 

A Lua Cheia acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível do nosso satélite natural. A Lua do Caçador, é a lua cheia de outubro, ficará visível por aproximadamente três dias. 

Segundo o site Earthsky, no Hemisfério Norte, e especialmente na América do Norte, frequentemente a população se refere às luas cheias por nomes especiais. No caso de outubro, o apelido ocorre em razão de ser uma época do ano em que antigamente os caçadores se preparavam para a temporada de inverno.

Superluas de 2024

A primeira superlua deste ano ocorreu em 19 de agosto, o fenômeno acontece a aproximadamente 361.900 quilômetros da Terra. A segunda superlua ocorreu em 18 de setembro, quando a Lua estava a aproximadamente 357.485 quilômetros da Terra, segundo o site Earthsky. Para poder acontecer a quarta, será no dia 15 de novembro, quando a Lua ficará a 361.867 quilômetros da Terra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.