Superlua poderá ser vista no Brasil nesta quinta-feira (7)
Essa será a ultima vez que fenômeno poderá ser visto em 2020
Foto: Reprodução/Internet
A última "superlua" de 2020 será registrada no começo da noite desta quinta-feira (7). Na ocasião, o satélite estará em seu ponto de órbita mais próxima da Terra. O fenômeno poderá ser visto a partir das 18h, se o tempo não estiver nublado. Esse evento astronômico só voltará a acontecer nos dias 27 de abril e 26 de maio de 2021.
Quem tiver as janelas voltadas para o leste contemplará melhor o fenômeno, já que a recomendação no período da pandemia do coronavírus é ficar em casa para preservar a própria saúde e a daqueles que não têm essa opção. As pessoas que contam com uma vista para o horizonte e aquelas em locais onde há pouca iluminação também terão uma visão privilegiada do evento astronômico.
Esse evento astronômico ainda pode acarretar algumas mudanças nas marés. "Superluas provocam marés altas mais elevadas que a média e, também, marés baixas menores. Mas varia muito de um lugar para outro. Não se pode dizer que a maré vai aumentar em determinada porcentagem" afirma Roberto Costa, professor do departamento de Astronomia da USP.