Suprema Corte britânica vai julgar último recurso de Julian Assange nesta terça (20)
Acusado é responsável por fundar o WikiLeaks, site de vazamento de arquivos secretos
Foto: Reprodução
A Suprema Corte de Londres está prestes a julgar o que pode ser o último recurso relacionado à extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, para os Estados Unidos, onde enfrentará 18 acusações criminais, incluindo espionagem.
Assange fundou o WikiLeaks em 2006, um site onde pessoas podiam vazar arquivos secretos. O site ganhou destaque em abril de 2010 ao publicar um vídeo confidencial mostrando um ataque de helicóptero dos EUA em 2007, que resultou na morte de uma dúzia de pessoas em Bagdá, incluindo dois funcionários da Reuters.
No total, o WikiLeaks divulgou mais de 90 mil documentos militares confidenciais dos EUA sobre a guerra no Afeganistão e cerca de 400 mil arquivos secretos dos EUA sobre a guerra no Iraque. Esses vazamentos representaram as maiores violações de segurança na história militar americana.
Além disso, o site divulgou 250 mil telegramas diplomáticos secretos das embaixadas dos EUA em todo o mundo, com algumas informações publicadas por jornais como o The New York Times e o britânico Guardian.