'Surpresa negativa', diz diretor-geral da PF sobre fala de embaixador de Israel
Andrei Passos repudiou declaração de Daniel Zonshine sobre Hezbollah no Brasil

Foto: Reprodução/TV Globo
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, disse nesta quinta-feira (9), em entrevista ao portal G1, que as declarações feitas pelo embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, causaram "mal-estar" e "surpresa". Durante uma entrevista ao jornal O Globo, o embaixador afirmou que "se escolheram o Brasil, é porque tem gente que ajuda", ao se referir à descoberta de pessoas recrutadas no país pelo Hezbollah.
A PF prendeu duas pessoas investigadas por indícios de que um grupo ligado ao Hezbollah planejava atentados contra alvos judaicos no Brasil. O diretor-geral da PF reagiu e afirmou que a declaração de Zonshine "foi uma surpresa negativa, uma vez que historicamente há relações entre Brasil e Israel". "Eu repudio completamente", afirmou Passos.
Em relação à declaração de Daniel Zonshine, fontes do Itamaraty afirmaram discordar e entender que ela já foi respondida à altura pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, que postou explicações sobre a operação e defendeu as investigações.