• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • SUS: número de profissionais de saúde cresce mais de 20% na pandemia, aponta CNES
Saúde

SUS: número de profissionais de saúde cresce mais de 20% na pandemia, aponta CNES

Em fevereiro de 2019, haviam 2.376.847 especialistas contratados. O total foi para 2.876.430 no mesmo mês deste ano

Por Da Redação
Ás

SUS: número de profissionais de saúde cresce mais de 20% na pandemia, aponta CNES

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Desde o início da pandemia de Covid-19, o número de profissionais que operam no Sistema Único de Saúde (SUS) apresentou uma elevação de 20%. Conforme dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), disponibilizados pelo Ministério da Saúde, de 2.376.847 especialistas em fevereiro de 2019, o total foi para 2.876.430 no mesmo mês deste ano.

Grande parte desses profissionais foram contratados para atender a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin). O fim da medida dentro de 30 dias, após a portaria assinada pelo governo federal nessa sexta-feira (22), causou preocupação sobre o futuro de médicos, enfermeiros, técnicos. 

Em nota, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) solicitou que os estados vinculem suas normas à declaração de emergência de saúde pública internacional, determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o conselho, que defendia um período de 90 dias para adaptação, o objetivo é que o serviço tenha continuidade.

Segundo o presidente do Conass, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, o crescimento das equipes da rede pública está relacionado às necessidades impostas pela disseminação do novo coronavírus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.