SUS passa a oferecer teste mais preciso para detecção do HPV
Nova tecnologia permitirá rastreamento precoce do vírus, contribuindo para a prevenção do câncer cervical
Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde anunciou que vai passar a oferecer um teste mais preciso para detecção do papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). Este teste baseado em DNA utiliza análise de biologia molecular por PCR para identificar a infecção pelo vírus e o risco de evolução para câncer do colo do útero.
Essa nova tecnologia representa um avanço significativo no diagnóstico precoce do câncer cervical, contribuindo para redução de novos casos e mortalidade pela doença. Com intervalos de rastreamento ampliados para cinco anos, o teste oferece maior eficácia e precisão em comparação com o exame Papanicolau, atualmente utilizado.
A decisão de incorporar o novo teste foi embasada em avaliações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e consulta pública. Além disso, o investimento em projetos-piloto, como o realizado em Pernambuco, respaldou a eficácia e relevância da tecnologia.
A iniciativa está alinhada com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para eliminar o câncer cervical como problema de saúde pública até 2030, fortalecendo a luta contra essa doença.