• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Taxa de desocupação na Bahia ficou em 13,3% no 3ª trimestre de 2023, aponta IBGE
Bahia

Taxa de desocupação na Bahia ficou em 13,3% no 3ª trimestre de 2023, aponta IBGE

O estado voltou a ter o maior índice em todo o país

Por Da Redação
Ás

Taxa de desocupação na Bahia ficou em 13,3% no 3ª trimestre de 2023, aponta IBGE

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A taxa de desocupação na Bahia registrou 13,3% no terceiro trimestre de 2023, praticamente igual à do trimestre anterior, quando o indicador havia ficado em 13,4%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) e foram divulgados nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE). 

Por causa do resultado, o estado voltou a ter a taxa de desocupação mais alta do país. A cidade de Salvador manteve, no terceiro trimestre, uma taxa maior que a da Bahia como um todo (15,1%). No entanto, mostrou uma tendência de queda mais significativa ao ser comparada com o trimestre anterior, quando havia sido de 16,0%. 

Mesmo com o recuo, no terceiro trimestre a capital baiana também voltou a ter a maior taxa de desocupação entre as demais capitais brasileiras.

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a taxa de desocupação continuou maior do que na Bahia e na capital: 16,5% no terceiro trimestre, praticamente a mesma do segundo trimestre. Foi a menor para um terceiro trimestre em nove anos, desde 2014, quando ficou em 13,7%. 

Estabilidade na taxa de desocupação

A estabilidade da taxa de desocupação na Bahia, no segundo e terceiro trimestres, se deu porque a oferta de trabalho não foi suficiente para atender à demanda, e o total de desocupados. Logo, as pessoas que procuravam trabalho sem encontrar voltou a crescer no estado. 

O número de pessoas desocupadas voltou a crescer, de 932 mil a 943 mil, um aumento de 1,2% ou mais 11 mil desocupados no segundo e terceiro trimestres do ano. 

De acordo com o IBGE, o aumento da procura por trabalho tem relação com a manutenção de uma discreta redução na população fora da força de trabalho, que por algum motivo não estava trabalhando ou nem procurou trabalho. 

No terceiro trimestre, no município de Salvador, havia 1,369 milhão de pessoas trabalhando, 21 mil a mais (1,6%) do que o 1,348 milhão do trimestre anterior. Por outro lado, 244 mil pessoas estavam desocupadas, 13 mil a menos (-5,1%) do que as 257 mil do trimestre anterior.

Considerando toda a região metropolitana de Salvador, 1,810 milhão de pessoas trabalhavam no terceiro trimestre, 22 mil a mais (1,2%) do que no 2º tri (quando havia 1,788 milhão de ocupados). Por sua vez, 357 mil pessoas estavam procurando trabalho, mil a mais (+0,3%) do que no trimestre anterior.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.