• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • TCU dá prazo para que Abin e PMDF informem se haviam indícios que manifestações ocorreriam
Brasil

TCU dá prazo para que Abin e PMDF informem se haviam indícios que manifestações ocorreriam

Outros órgãos também foram acionados

Por Da Redação
Ás

TCU dá prazo para que Abin e PMDF informem se haviam indícios que manifestações ocorreriam

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União, acionou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), além de outros órgãos, para informarem em um prazo de cinco dias se eles identificaram indícios de que poderia ocorrer os atos violentos registrado no último domingo (8) na Praça dos Três Poderes. 

O ministro quer saber se a Abin e a PMDF encontraram indícios que haveria manifestações e caso tenha sido identificado, quais órgãos receberam notificação, com informações sobre os atos. Outros órgãos também foram acionados: o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República; aos ministérios da Defesa e Justiça; à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e o Departamento de Polícia Federal.

No caso dos outros órgãos, o TCU também quer saber se eles foram informados por alguma outra organização quanto à possibilidade de ocorrência das manifestações do último domingo (8), em Brasília. Essas informações servirão de base para o processo que corre no TCU sobre os atos. Vital do Rêgo é o relator. O tribunal tenta identificar e quantificar o dano causado, bem como eventual envolvimento de agentes públicos, seja diretamente ou por omissão.

O ministro solicitou ainda que a Polícia Federal, as polícias Militar e Civil do Distrito Federal e a Secretaria de Segurança do Distrito Federal enviem os resultados das perícias já realizadas nos prédios dos Três Poderes. Regô solicita ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que encaminhe ao TCU as motivações que subsidiaram o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Além de uma relação de todos os bens danificados nas invasões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.