• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Terceiro agrupamento de brasileiros e familiares começa processo para deixar a Faixa de Gaza
Mundo

Terceiro agrupamento de brasileiros e familiares começa processo para deixar a Faixa de Gaza

Grupo estaria na passagem de Rafah, na fronteira com o Egito

Por Da Redação
Ás

Terceiro agrupamento de brasileiros e familiares começa processo para deixar a Faixa de Gaza

Foto: Ilustrativa/ONU

O terceiro agrupamento de brasileiros e familiares está saindo da Faixa de Gaza. Por volta das 5h desta quinta-feira (21), no horário de Brasília (10h, no horário local), o grupo iniciava o processo de imigração na passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

A autorização para deixar o território palestino foi concedida a 34 pessoas pelas autoridades israelenses. No entanto, o número total de quantos brasileiros e familiares que completaram o processo será informado só após o fim da operação.

De acordo com apuração da CNN, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-30, decola às 7h desta quinta-feira (21), do Rio de Janeiro, rumo ao Cairo, no Egito, para fazer a repatriação. A previsão é que o grupo desembarque no sábado (23), às 8h, em Brasília.

Esta é a terceira operação de resgate de Gaza e acontece após Israel rever vetos aos pedidos de repatriação do Brasil e autorizar a saída de 16 pessoas.

No último dia 8, Israel vetou 24 nomes enviados pelo Brasil. A proibição fez com que boa parte das pessoas desistissem na última hora, visto que não queriam deixar parentes para trás. No fim das contas, só 47 das 102 pessoas que pediram resgate retornaram ao Brasil.

Agora, após Israel liberar 16 pessoas que haviam sido vetadas, familiares que haviam desistido da viagem também poderão embarcar para o Brasil.

Das 34 pessoas que estavam autorizadas a deixar Gaza nesta quinta-feira (21), 16 têm dupla nacionalidade, 17 são palestinos e uma é classificada como internacional.

Oito pessoas, porém, seguem impedidas de deixar Gaza mesmo após a revisão dos vetos feitas por Israel. Os motivos dos vetos não são esclarecidos, de acordo com fontes diplomáticas.

A requisição para revisão dos vetos foi feita pessoalmente pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao chanceler de Israel, Eli Cohen, durante reunião em Buenos Aires, no dia 9 deste mês. Os dois participaram da posse do presidente argentino Javier Milei.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.