Terremoto volta a atingir a costa leste do Japão nesta sexta-feira (30)
Epicentro foi localizado muito próximo a Fukushima
Foto: Reprodução/Jornal Hoje em Dia
Um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a costa leste do Japão neste sábado (1º, noite de sexta-feira, 30/4, no Brasil), segundo informaram observatórios sismológicos. O epicentro a uma profundidade de 56 km e a pouco mais de 50 km da costa, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora atividade sísmica pelo mundo.
Segundo a emissora pública NHK, a prefeitura de Miyagi (onde ficam cidades como Rifu e Sendai) foi a que mais sentiu os tremores. O terremoto também foi sentido na região de Fukushima, que ficou destruída por um grande tsunami no ano de 2011.
Em fevereiro e março deste ano, outros terremotos, de magnitude até maior do que o registrado, atingiram a região e foram detectados como resultados de longa data do Grande Terremoto do Japão, que matou mais de 18 mil pessoas. A situação se agravou porque o tsunami destruiu parte de uma usina nuclear em Fukushima.
O vazamento gera preocupação até os dias de hoje, inclusive porque as autoridades japonesas vão começar a despejar parte da água tratada do reator no mar. Embora o governo japonês garanta que o procedimento é seguro, países da região temem possíveis riscos.