Três reféns israelenses são libertados pelo Hamas em sexta troca após acordo de cessar-fogo
Expectativa é de que Israel liberte 369 prisioneiros e detidos palestinos ainda neste sábado (15)

Foto: Reprodução
Mais três reféns israelenses foram libertados pelo grupo Hamas, neste sábado (15), na sexta troca que segue o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.
O americano-israelense Dekel-Chen, o russo-israelense Alexandre Troufanov e o argentino-israelense Iair Horn foram entregues para integrantes da Cruz Vermelha, e levados ao território israelense, em Khan Younis.
Em troca, Israel deve libertar 369 prisioneiros e detidos palestinos, incluindo 36 que cumpriam pena de prisão perpétua por ataques mortais. Este será o maior número de libertados durante o acordo.
As libertações acontecem após um impasse que marcou a última semana. O Hamas e Israel trocaram acusações sobre descumprimento de termos do acordo. O Hamas chegou a suspender "até nova ordem" as entregas de reféns.
Após esforços de mediadores egípcios e cataris, as diferenças foram resolvidas na quinta-feira (13).
A primeira fase do acordo vai até o dia 1º de março. Antes deste sábado, 16 dos 33 reféns israelenses envolvidos no acordo foram devolvidos, junto com cinco tailandeses entregues em uma libertação não programada, e 730 prisioneiros palestinos.