TST divulga data da solenidade de posse do novo presidente da Corte
Ministro Emmanoel Pereira também será responsável por presidir o CSJT
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realiza no próximo dia 16 de fevereiro, a sessão solene de posse do novo presidente da Corte, o ministro Emmanoel Pereira, que também será responsável por presidir o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Na ocasião, também serão empossados a ministra Dora Maria da Costa, que assumirá a vice-presidência, e o ministro Caputo Bastos, designado para a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
Nascido em Natal (RN) e formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Emmanoel Pereira se tornou ministro do TST em 2002, em vaga destinada à advocacia. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como representante do tribunal, e corregedor nacional de Justiça substituto, no biênio 2019-2021.
Atuou também como vice-presidente do TST e do CSJT no biênio 2016-2018, entre outras atividades. Atualmente, compõe o Tribunal Pleno, o Órgão Especial, a Seção Especializada em Dissídios Coletivos e o Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.
Natural de Dores do Indaiá (MG), Dora Maria da Costa foi empossada como ministra do TST em 2007, em vaga destinada à magistratura. Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especializou-se em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás.
Atualmente, integra a 8ª Turma do TST e dirige a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
Novo corregedor-geral, Guilherme Augusto Caputo Bastos nasceu em Juiz de Fora (MG) e é ministro do TST desde 2007. Formado em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub) e em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), é também pós-graduado em Direito do Trabalho pelo Ceub e em Direito Material e Processual do Trabalho pela Universidade de León, na Espanha.