UE propõe autorizar entrada de turistas vacinados
Comissão inclui, no entanto, apenas as doses da AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Janssen
Foto: Reprodução/Getty Images
A Comissão Europeia apresenta oficialmente a proposta de criação de um passaporte de vacinas na União Europeia que incluiria apenas as doses das quatro fabricantes certificadas: AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Janssen. Outras negociações também ocorrem para que a CoronVac entre na lista de doses consideradas como válidas para um turista, porém, a decisão depende de cada um dos 27 países do bloco.
Segundo a UE, o passaporte seria válido para que todas as pessoas com doses de produtos aprovados pela Agência de Medicamentos da UE. Na lista dos europeus, porém, não estão as vacinas chinesas nem a russa.
"A Comissão propõe permitir a entrada na UE por razões não essenciais não apenas para todas as pessoas provenientes de países com uma boa situação epidemiológica, mas também para todas as pessoas que receberam a última dose recomendada de uma vacina autorizada pela UE", diz um comunicado de Bruxelas.
A proposta estabelece que os países da UE devem permitir a viagem das pessoas que receberam, pelo menos 14 dias antes da chegada, a última dose recomendada de uma vacina que tenha recebido autorização de comercialização na UE.
"Os Estados-membros também poderiam estender isto àqueles vacinados com uma vacina que tenham completado o processo de listagem de uso de emergência da OMS", recomenda.