Economia

Varejo tem alta em setembro e surpreende mercado

Apesar da alta nas vendas, PIB do trimestre não sofrerá grande impacto

Por Da Redação
Ás

Varejo tem alta em setembro e surpreende mercado

Foto: Agência Brasil

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou aumento do comércio varejista em setembro. O aumento foi maior que o esperado pelo Valor Data, a alta no volume de vendas no varejo restrito, que não contempla os automóveis e os materiais de construção, foi de 0,6% em comparação ao mês anterior. Ao analisar o mesmo período no ano passado, o crescimento chegou a 3,3%.

O varejo restrito agora acumula alta de 1,8% até setembro. Porém, o aumento observado não muda o panorama negativo das expectativas para o resultado do PIB do terceiro trimestre.

A queda da taxa de desemprego e o controle da inflação mais controlada neste ano provocam otimismo nos economistas. Na visão do economista da FecomercioSP Guilherme Dietze, que deu entrevista ao Valor Econômico, devido à injeção de renda que virá em novembro e dezembro com os depósitos do 13º salário contribuem para o panorama positivo.

Entre as categorias, na comparação entre setembro e agosto, a maior alta foi em móveis e eletrodomésticos, com crescimento de 2,1%.

No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, material de construção e atacarejo, o volume de vendas subiu 0,2% na passagem entre agosto e setembro. Na comparação com setembro de 2022, o volume de vendas do varejo ampliado subiu 2,9%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.