Vereador entra com pedido para prender Ciro Gomes e Marcelo Freixo
Em nota, Ciro sugeriu que político de Belo Horizonte a "pendurar uma melancia no pescoço"
Foto: Reprodução/Jornal de Brasília
O vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PRTB-MG), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) as prisões do ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) e do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Na visão do vereador, ambos praticaram crime de ódio "por incitar a violência contra o presidente" Jair Bolsonaro (sem partido) e devem ter sanções parecidas com as aplicadas ao deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).
Nikolas citou uma publicação feita por Freixo no Twitter no dia 15 de janeiro em que o parlamentar afirma "É impeachment ou morte." O deputado do PSOL explica em seguida: "Para quem não sabe ler ou sofre de mau caratismo, repito: ou fazemos agora o impeachment de Bolsonaro ou mais brasileiros morrerão."
Em relação a Ciro, o vereador aponta um vídeo em que o ex-ministro e ex-governador do Ceará diz: "Se ele (Bolsonaro) tentar um golpe no futuro ou a qualquer momento, nós daremos a ele o destino que teve Mussolini". Em nota, Ciro rebateu: "Minha sugestão ao ilustre vereador é pendurar uma melancia no pescoço. Assim, quem sabe, apareça", declarou.
Também em nota, Freixo declarou que Silveira não foi preso por ofender ministros da Corte, mas "porque estimulou que eles fossem espancados nas ruas ao dizer no vídeo que sonha com isso." Além disso, afirma o parlamentar, Silveira fez apologia ao AI-5, que prevê o fechamento do STF e do Congresso, "e como deputado federal atentou contra outro poder da República". O deputado destaca que "todos esses são crimes previstos em lei".