• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vereador evangélico desiste de projeto para mudar nome do Abaeté, em Salvador
Bahia

Vereador evangélico desiste de projeto para mudar nome do Abaeté, em Salvador

Decisão foi anunciada na 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Salvador

Por Da Redação
Ás

Vereador evangélico desiste de projeto para mudar nome do Abaeté, em Salvador

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS

O vereador evangélico, Isnard Araújo (PL), retirou da Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Lei que propunha rebatizar as dunas da Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, para "Monte Santo Deus Proverá". O anúncio da decisão foi dado na tarde de terça-feira (15), durante a 2ª Sessão Ordinária da Casa. 

O projeto gerou protestos do Coletivo de Entidades Negras, de candomblecistas, historiadores e populares. Eles argumentaram que o local tem uma ligação histórica com as religiões de matrizes africanas.

A Ialorixá do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado a poucos metros do Abaeté, Mãe Jaciara Ribeiro, afirmou, no último dia 10, ao Metro1, que todo o povo de religião de matriz africana tem uma história estabelecida no Abaeté. A mãe de santo esteve presente na 2ª Sessão Ordinária da Câmara, nessa terça (15).

Em meio à polêmica, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM) também chegou a se pronunciar sobre o assunto. "Existiu um projeto de lei que sugeria a mudança de nome de uma parte das região das dunas, não existe possibilidade de aprovar essa PL", escreveu o gestor na última sexta-feira (11), nas suas redes sociais. Ele afirmou que a "informação da mudança do nome do Parque do Abaeté é falsa", e salientou que "jamais mudaria o nome de um local tradicional e sagrado para todos os baianos".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.