Vereadores de Porto Alegre se mobilizam para revogar o Dia do Patriota
Data será celebrada todo o dia 8 de janeiro no município
Foto: Ederson Nunes/CMPA
A Câmara Municipal de Porto Alegre decidiu decretar o dia 8 de Janeiro como o Dia do Patriota no município, e acabou desagradando um grupo de vereadores que não estão de acordo com a data comemorativa.
O texto do projeto de Lei não apresenta nenhuma justificativa para a escolha da data, e a proposta foi feita pelo então vereador Alexandre Bobadra, que teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral por abuso de poder econômico nas eleições.
A Prefeitura de Porto Alegre chegou a se manifestar a respeito do assunto, afirmando que "assim como a lei do vereador Aldacir Oliboni, incluiu a data de 8 de janeiro como Dia da Defesa da Democracia, o prefeito Sebastião Melo silenciou, respeitando a decisão da Câmara, que aprovou a mesma data proposta pelo vereador Alexandre Bobadra".
Na última sexta-feira (25) um grupo de vereadores começou a se mobilizar para revogar a lei, dentre eles a vereadora Karen Santos.
"Nós protocolamos um projeto de lei pedindo a revogação dessa data. A gente vai colocar em regime de urgência, vamos conversar com os líderes na reunião de quarta-feira da semana que vem", afirmou a parlamentar.