Vídeo: Caetano denuncia problemas deixados por ex-prefeito em Camaçari: 'UPAs praticamente fechadas'
Segundo petista, uma auditoria já foi iniciada e todo desvio de verba identificado será encaminhado à Justiça
Foto: Farol da Bahia
O prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), afirmou nesta segunda-feira (13) que, ao assumir o município, localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), encontrou a cidade com muito lixo, problemas de infraestrutura, sem manutenção, sem saúde e com o transporte público colapsado. Segundo o petista, o ex-prefeito Elinaldo Araújo (DEM) sabia dos problemas, mas não buscou resolvê-los.
"Nós encontramos a cidade cheia de lixo, cheia de entulho, com muitos problemas de infraestrutura. Uma cidade onde nos meses de setembro, novembro e dezembro não se fez a manutenção. Todo mundo sabe que a Camaçari chove muito em janeiro, fevereiro, março e abril, e o ex-prefeito sabia disso e mas não tratou de fazer essa prevenção", destacou Caetano durante o encontro de prefeitos e vice-prefeitos eleitos do PT na Bahia, promovido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), em Salvador.
De acordo com o atual gestor, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estavam "praticamente fechadas" e que os plantões de fim de ano funcionaram apenas porque o novo grupo assumiu.
"Pelo contrário, eu encontrei os postos médicos fechados, as UPAs praticamente fechadas, todo o transporte público colapsado, problemas com a limpeza pública da cidade. Ou seja, foram muitos os problemas que encontramos. Infelizmente não teve transição, agora que nós estamos fazendo a transição, e obviamente ao mesmo tempo, eu botei a saúde para trabalhar. Inclusive, os plantões do final de ano das UPAs fomos nós que assumimos porque senão não teria UPA funcionando", disse.
O prefeito destacou que apesar dos problemas, não decretou estado de calamidade porque que já estão sendo solucionados. Na Bahia, cinco prefeitos já decretara calamidade financeira e administrativa por problemas no processo de transmissão dos cargos: Lauro de Freitas, Jacobina, Juazeiro, Curaçá e Correntina.
Segundo ele, a prefeitura já está realizando auditoria para identificar os problemas na cidade e na gestão de Elinaldo. À imprensa, o petista destacou que o que for encontrado de desvio de recursos públicos será entregue à Justiça.
"Ao mesmo tempo que estou fazendo auditoria das obras paradas por ele, estou fazendo levantamento das áreas e trabalhando para buscar solucionar os problemas e denunciar o que está de errado, e entregar para a Justiça o que a gente encontrar de problema de desvio de recursos públicos", finalizou.
Confira a declaração completa