Vídeo: Egbomi Cláudio Fonseca defende oferendas em espaços públicos: 'as ruas nos pertencem'
Oferendas em ruas e avenidas foi pauta na mais recente edição do Podomblé; episódio vai ao ar às 12h desta segunda-feira (1)
Foto: Farol da Bahia
As oferendas, tão tradicionais dentro do Candomblé, foi pauta na mais recente edição do Podomblé, podcast da FB Comunicação, que desta vez teve como convidados o Ogan Wesley Mendes e Egbomi Cláudio Fonseca.
Durante o bate-papo, Fonseca defendeu que os praticantes da religião possam externalizar a sua cultura e anseios, inclusive utilizando das oferendas nas ruas, prática que, com frequência, é alvo de críticas e preconceitos, mas sem deixar de pensar no bem estar da natureza.
“Eu acho que as pessoas tem que entender com naturalidade que também é possível utilizar as ruas. Uma coisa é você manter o Awo em segredo, manter o segredo, e outra coisa é o esconderijo. Para mim, o esconderijo não nos cabe e as ruas nos pertencem. Muitas vezes, há a necessidade desses ebós e sacrifícios serem feitos nas ruas. Se hoje a constituição nos permite e nos dá essa liberdade e o nosso culto nos direciona ao espaço da rua, eu acho que é uma possibilidade”, diz o advogado.
Ele, no entanto, também prega o bom senso. “Por outro lado, sob o meu olhar, precisamos ser sensatos e termos bom senso. Se somos uma religião que prima e quer o cuidado com a natureza, não podemos degradá-la”, complementa.
O episódio do Podomblé vai ao ar nesta segunda-feira (1), às 12h.