• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: Jerônimo diz que governadores do Nordeste farão sugestões à PEC da Segurança Pública
Política

Vídeo: Jerônimo diz que governadores do Nordeste farão sugestões à PEC da Segurança Pública

Governador também confirmou visita ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, na terça (23)

Por Da Redação, Otávio Queiroz
Ás

Atualizado
Vídeo: Jerônimo diz que governadores do Nordeste farão sugestões à PEC da Segurança Pública

Foto: Farol da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que os gestores dos estados do Nordeste vão apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugestões à PEC da Segurança Pública. A declaração foi dada à imprensa nesta segunda-feira (22) durante agenda em Salvador para anunciar medidas de ampliação do efetivo das forças de segurança da Bahia.

“Quinze dias atrás eu fui para um jantar com o presidente Lula no Ceará, em Fortaleza. Eu e os oito outros governadores do Nordeste, então nós tratamos da dívida dos estados com a União e o segundo ponto foi colocar à mesa do presidente Lula o nosso desejo de fazermos uma política de segurança pública nacional com interesse naturalmente com os estados do Nordeste”, disse o governador baiano. 

Segundo Jerônimo, Lula solicitou que os governadores dos estados do Nordeste apresentassem as demandas para que ele pudesse levar aos ministros. 

“Vocês ficaram governando os estados de vocês sem dialogar com o governo federal durante quatro anos, então essas propostas eu quero entender o que é que tem lá, o que é que vocês estão pedindo”, afirmou Lula na reunião, de acordo com Jerônimo. 

Além disso, o governador da Bahia ainda vai apresentar outras demandas ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. 

“Amanhã [terça-feira], eu levarei novamente para o ministro aqueles pontos que nós demandamos a ele. Por que eu estou fazendo isso? Porque aquilo que o Lula for fazer, enviado um projeto de lei ao Congresso, nós temos que esperar, mas aquilo que a gente puder fazer logo de imediato, equipamentos, mais recursos, uma parceria para ação nos presídios, nós vamos buscar tudo isso. Então não precisa de PEC acontecer”, explicou. 

Jerônimo também acrescentou que estará em Brasília, na terça-feira (23), para uma reunião com o ministro Lewandowski, quando fará uma apresentação do programa Bahia Pela Paz.

PEC da Segurança Pública 

O texto da PEC, elaborado pelo ministro Ricardo Lewandowski, prevê a ampliação das funções da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição e a junção dos fundos bilionários de segurança e de sistema prisional em um só.

Leia mais: o que prevê a PEC da Segurança Pública? 

Assista declaração:

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.