• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Volodymyr Zelenski diz que Ucrânia quer garantias de segurança da Rússia
Mundo

Volodymyr Zelenski diz que Ucrânia quer garantias de segurança da Rússia

Presidente ucraniano se reunião com os mandatários da Lituânia e Polônia

Por Da Redação
Ás

Volodymyr Zelenski diz que Ucrânia quer garantias de segurança da Rússia

Foto: Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniu com os presidentes da Polônia, Andrzej Duda, e da Lituânia, Gitanas Nausėda, no Palácio de Mariyinsky, na capital Kiev, na manhã desta quarta-feira (23). Após o encontro, em um pronunciamento à imprensa, Zelensky disse que a Ucrânia quer garantias de segurança da Rússia como um passo para acabar com o impasse entre os dois países. “Acredito que a Rússia deveria estar entre os países que oferecem garantias de segurança claras. Muitas vezes sugeri que o presidente da Rússia se sentasse à mesa de negociações e falasse”, disse ele. 

Na ocasião, os presidentes assinaram uma declaração oficial em conjunto cujo texto afirma que a Ucrânia “merece” receber o status de “candidata à União Europeia”. Além disso, Lituânia e Polônia declararam que vão apoiar os ucranianos para atingirem esse objetivo. “Enfatizamos que, dado o progresso significativo na implementação do Acordo de Associação [da União Europeia] e das reformas internas, bem como os atuais desafios de segurança, a Ucrânia merece o status de candidato à UE e a Lituânia e a Polônia apoiarão a Ucrânia para alcançar esse objetivo”, afirma a declaração. Os países ocidentais acreditam que a Rússia, que mobilizou 150 mil soldados na fronteira com a Ucrânia, pode iniciar uma invasão em larga escala do país vizinho.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.