Volume de serviços na Bahia recua pela segunda vez em junho

Transportes foi o item que mais contribuiu para o desempenho negativo; Turismo fecha primeiro semestre em alta

Ás

Volume de serviços na Bahia recua pela segunda vez em junho

Foto: Reprodução / Freepik

Após queda de 1,9% na passagem do mês de abril para maio, o volume de serviços da Bahia recuou pela segunda vez (1,0%) de maio para junho, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O desempenho do estado nessa comparação foi semelhante à média nacional (-1,0%). No país, os estados de Roraima (-6,0%) e Santa Catarina (-4,9%) lideraram os recuos no volume de serviços. Dos oito estados com resultados positivos, os melhores indicadores foram registrados em Mato Grosso (4,2%) e Goiás (2,2%).

Quando comparado ao mês de junho de 2018, o volume dos serviços baianos também caiu (-6,5%) mais que o do Brasil como um todo (-3,6%). Este indicador recuou nesse período de comparação em 20  dos 27 estados com maior intensidade no Acre (-11,8%) e Piauí (-10,7%). Por outro lado, os melhores resultados foram no Amazonas (4,0%) e em Pernambuco (2,6%).

O setor de serviços na Bahia vinha se mantendo positivo nos acumulados do ano e nos últimos 12 meses, mas, com esses resultados de junho, passou a recuar nos dois indicadores: -0,4% e -0,7% respectivamente.

Das cinco atividades de serviço pesquisadas no estado, três caíram e uma se manteve estável em junho. Com forte recuo, Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-13,0%) foi o item que mais contribuiu para  o desempenho negativo do setor no estado. Outros serviços (-18,4%) e serviços de informação e comunicação (-2,9%) também apresentaram resultado ruim.

Avanços

O único segmento que mostrou avanço na Bahia entre junho deste ano e junho de 2018 foi o dos serviços prestados às famílias (10,2%). Os serviços ligados ao turismo avançaram tanto em relação a maio (0,6%) quanto na comparação com junho de 2018 (6,9%) e fecham o primeiro semestre em alta de 1,6%. 

No país como um todo, as atividades turísticas tiveram variação negativa (-0,2%) na comparação com maio. Em relação à junho do ano passado, o avanço foi de 2,6%. Comparado ao mesmo mês de 2018, o resultado da Bahia foi o segundo melhor do país, abaixo apenas do Ceará (10,9%). 

Foi também o melhor junho para as atividades ligadas ao turismo no estado desde 2014 (quando havia sido registrada uma alta de 9,5%). Com esses resultados, as atividades de serviço ligadas ao turismo na Bahia fecharam o primeiro semestre em alta de 1,6% e crescem 1,8% no acumulado em 12 meses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.