Weintraub anuncia saída do Ministério da Educação
O ex-ministro é alvo do inquérito das fake news do STF
Foto: Agência Brasil
Abraham Weintraub foi exonerado do Ministério da Educação (MEC). A demissão do ex-ministro foi confirmada pelo Weintraub em vídeo publicado, nesta quinta-feira (18), ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Assume interinamente o atual secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim.
As repercussões sobre a saída de Weintraub se deram ainda na segunda-feira (15), um dia após o ex-ministro participar de uma manifestação em Brasília sem o uso da máscara. Ele foi multado em R$ 2 mil. A relação de Weintraub com o governo também foi supostamente balançada após ele se tornar alvo do inquérito das fake news, do Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga ataques a ministros da Corte e o compartilhamento de mensagens falsas.
No vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, o ex-ministro da Educação chama os ministros do STF de "vagabundos" e defendeu a prisão dos magistrados. Com a demissão, Weintraub se torna mais um dos ministros a deixar o governo Bolsonaro. Recentemente, deixaram o governo ou foram demitidos: a ex-secretária especial de Cultura, Regina Duarte, o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, e os ex-ministros da Saúde. Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta.