Alexandre de Moraes prorroga inquérito das fake news
Inquérito apura disseminação de conteúdo falso na internet e ameaças a ministros do STF

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, prorrogou nesta quarta-feira (1), por mais seis meses o inquérito das fake news, que apura a disseminação de conteúdo falso na internet e ameaças a ministros do tribunal.
Com a nova medida, o prazo começará a contar a partir de 15 de julho, quando se encerraria o prazo anterior. Em junho, o plenário do Supremo confirmou a validade do inquérito, que já atingiu políticos, empresários e blogueiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O inquérito foi instaurado em março de 2019, com base no regimento interno do STF. A iniciativa foi do presidente do Supremo, Dias Toffoli, e a relatoria é do ministro Alexandre de Moraes. Até o momento, já foram executadas ao menos 18 ações de busca e apreensão, 12 ordens para ouvir testemunhas ou suspeitos, e aplicadas duas medidas restritivas.