BA: Cresce número de doadores de sangue com idade acima de 60 anos
Pessoas de até 69 anos podem se voluntariar para doações
Foto: Divulgação/Hemoba
O público idoso está aumentando a quantidade de doações de sangue na Bahia. Segundo a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), de 2018 a 2019, houve um aumento maior que 12% de doadores com idade superior a 60 anos.
Segundo a coordenadora de captação de doadores, Iara Matos, no ano de 2019, aproximadamente 2030 pessoas com mais de 60 anos doaram sangue. Ainda segundo ela, a doação pode ser realizada com pessoas até 69 anos, entretanto, a pessoa precisa ter doado em algum momento antes de completar 60 anos. Os cuidados permanecem iguais para qualquer faixa etária e incluem, pesar mais que 50 kg, estar bem de saúde, manter boa alimentação e levar documento oficial com foto. Sendo que quem for menor de 18 anos deve estar acompanhado de um responsável legal.
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) somente 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente. Ainda de acordo a OMS, o indice estimado para um país é entre 3 a 5% da população.
No ano de 2018, foram coletadas 396 bolsas de sangue, representando um acréscimo de quase 50% em relação ao ano anterior. Este ano a meta é atingir 500 bolsas. A ação é apoiada pela Hemoba, a prefeitura municipal e Clínica São Camilo.
Fundação Hemoba realizou campanha para convocar doadores
Nas últimas semanas, o Fundação Hemoba havia divulgado uma campanha convocando doadores de sangue dos tipos A-, B-, O- e O+. Os estoques se encontravam em níveis críticos. De acordo com a fundação, a "geladeira da solidariedade" está disponível para doações em unidades de Salvador, Feira de Santana e Camaçari.
Todos os locais de doação podem ser conferidos clicando aqui.