Bahia registra mais de mil denúncias de violência sexual contra crianças em 2024
Caso da menina Aisha Vitória, de 8 anos, revoltou moradores de Salvador
Foto: Reprodução/Pixabay
O estupro e assassinato de Aisha Vitória Santos da Silva, de 8 anos, revoltou moradores do bairro de Pernambués, em Salvador. O crime acende um alerta para a violência que atinge crianças em toda a Bahia. Conforme dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), foram 1.191 denúncias de violações desse tipo no estado em 2024, através do Disque 100.
Dessas, 84,2% ocorreram em locais frequentados pelas vítimas: casas da vítima, familiares ou do suspeito. Essas ocorrências se relacionam à cultura do estupro - formas de comportamento que silenciam e violentam, especialmente, mulheres de todas as idades.
Joseilson Souza da Silva, 43, preso após confessar ter matado e abusado da menina Aisha Vitória, tentou estuprar uma criança de 7 anos, em São Gonçalo dos Campos, em 2015.
Ele chegou a ficar preso durante 10 dias, mas foi liberado pela Justiça. A família de Aisha desconfiou que algum vizinho tivesse relação com a morte dela, antes de o homem confessar o crime à polícia.
O suspeito, que morava em uma casa alugada há cerca de três meses, foi levado pela Polícia Militar para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na última terça-feira (23).