Barroso faz campanha em defesa da urna eletrônica com apoiadora de Lula
Djamila Ribeiro escreveu uma carta aberta para o ex-presidente
Foto: Reprodução/Twitter
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou na última segunda-feira (16), através das redes sociais, a nova campanha da Casa que visa ampliar a transparência das urnas eletrônicas e do sistema de votação brasileiro. Embora a iniciativa seja necessária, a escolha da protagonista gerou críticas. A professora e filósofa contemporânea Djamila Ribeiro, escolhida por Barroso para ministrar vídeos sobre a eficácia do sistema eleitoral, é apoiadora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 2019, Djamila Ribeiro escreveu uma carta aberta para Lula que foi publicada pelo veículo de jornalismo independente Mídia Ninja. “Expresso nesta carta minha profunda solidariedade frente às injustas condenações e perseguições judiciais sofridas por você e sua família. Acompanho desde o início a farsa jurídica posta em curso para legitimar o antipetismo, a deterioração de empresas nacionais e a alteração no curso eleitoral brasileiro, farsa cada vez mais escancarada agora com o juiz como ministro da justiça do candidato favorecido pelo seu afastamento na disputa”, diz trecho da carta.
No texto, a filósofa não esconde o seu apoio ao PT e diz esperar os próximos capítulos da vida política de Lula. “Saiba que você está em meus pensamentos e que a injustiça que se passa na carceragem da Polícia Federal de Curitiba é percebida por milhões aqui fora, sem contar internacionalmente, onde sua prisão é tida como um dos grandes absurdos políticos em curso”.
Campanha
Com o slogan “Urna Eletrônica: é segura, é fácil de checar, é do Brasil”, a campanha anunciada por Barroso mostrará em vídeos, spots e peças digitais os motivos que fazem o voto eletrônico ser seguro, transparente e plenamente auditável.
Nas redes sociais, os internautas criticaram a iniciativa e a escolha da protagonista: “TSE já está feio o que vocês estão fazendo....... Por favor aplica isso na prática, sabemos da narrativa de vocês, já nos enganou o que deu, acredito que agora é interessante sair da zona de conforto e começar investir em alta tecnologia..... tá feio TSE”, diz um internauta.
Video: