Bolsas da Europa fecham sem sinal único nesta terça-feira (5)
Mercado ficou abalado devido às novas sanções contra a Rússia
Foto: Reprodução/ CM Capital
Os mercados acionários da Europa fecharam sem sinal nesta terça-feira (5) devido às expectativas por novas sanções contra a Rússia, o que impediu ganhos mais robustos. Indicadores da região, no entanto, também estiveram no radar e deram sustentação a algumas praças. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,19%, em 463,07 pontos. A informação é do jornal Estadão.
As bolsas do continente abriram oscilando perto da estabilidade. Na frente geopolítica, a Comissão Europeia propôs um quinto pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia por causa da guerra na Ucrânia.
Já na agenda de indicadores, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro caiu de 55,5 em fevereiro a 54,9 em março, na leitura final da S&P Global. O resultado, porém, veio melhor que a previsão preliminar, ambas de 54,5. A Capital Economics considerou que o PMI confirmou as expectativas de produção “tiveram queda forte” na zona do euro, com recuo maior na Alemanha.
Já no Reino Unido, o PMI de serviços avançou a 62,6 em março, na máxima em dez meses, segundo a S&P Global e a CIPS. Analistas previam 60,9. Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,72%, em 7.613,72 pontos, terminando na máxima do dia. Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,65%, para 14.424,36 pontos. Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 1,28%, a 6.645,51 pontos.