Bolsonaro afirma que Forças Armadas apoiam "totalmente" suas decisões
Vice Hamilton Mourão, em rara ocasião, aparece ao lado do presidente em cerimônia
Foto: Reprodução
O presidente da República Jair Bolsonaro disse que as Forças Armadas apoiam "totalmente" suas decisões. Em um discurso breve, mas com muitas mensagens na cerimônia de cumprimento a oficiais-generais nesta quinta-feira (12), o mandatário elogiou o trabalho das Forças Armadas e disse que "a liberdade é mais importante que a vida".
"Nas mãos das Forças Armadas, o poder moderador. Nas mãos das Forças Armadas, a certeza da garantia da liberdade, da democracia e do apoio total às decisões do presidente para o bem da sua nação", detalhou.
Bolsonaro ainda reforçou acreditar que existe, pela primeira vez no Brasil, um governo que acredita em Deus, defende militares, a família e deve lealdade ao seu povo.
A fala aconteceu na mesma semana em que foi realizado um desfile de tanques na Esplanada dos Ministérios, interpretado pela oposição como uma tentativa de ameaça simbólica aos outros Poderes (Legislativo e Judiciário).
Apesar de ter convidado informalmente os presidentes das duas Casas do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanharem o evento do Palácio do Planalto, nenhum deles compareceu - a informação sobre o convite foi dada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que contou ter sido chamado por WhatsApp. O vice-presidente, Hamilton Mourão, também não compareceu ao desfile.
No entanto, presidente e vice estavam lado a lado na mesa de autoridades da cerimônia desta quinta-feira. Na cerimônia, Bolsonaro cumprimentou o vice, sem ao menos dizer seu nome e, na sequência, cumprimentou o ministro da Defesa, Braga Netto, o definindo como "amigo".
"Boa tarde senhor vice-presidente da República. Boa tarde, amigo Braga Netto, contemporâneo de academia e nosso ministro da Defesa", falou.