Bolsonaro cumpriu 36% das promessas de campanha, diz pesquisa
Ao todo, 21 dos 58 compromissos assumidos foram integralmente cumpridos
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Um levantamento do portal g1, divulgado nesta terça-feira (26), mostra que, em três anos e meio de mandato, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu uma de cada três promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018. Ao todo, 21 dos 58 compromissos assumidos foram integralmente cumpridos, o que corresponde a 36% do total.
Entre as promessas cumpridas, está a de “instituir renda mínima”, compromisso que consta do plano de governo de Bolsonaro. De acordo com o levantamento, a promessa foi cumprida por meio do Auxílio Brasil. Já uma das promessas não cumpridas foi a de "ter no máximo 15 ministérios". Em 1º de janeiro de 2019, Bolsonaro deu posse a 22 ministros.
Em junho de 2020, o mandatário recriou o Ministério das Comunicações e nomeou o deputado Fábio Faria (PSD-RN), chegando a 23 pastas. No ano passado, com a sanção da lei que estabeleceu a autonomia do Banco Central, o presidente Roberto Campos Netto perdeu o status de ministro. No entanto, a recriação do Ministério do Trabalho fez o número voltar a 23.
Veja a avaliação das promessas:
-Total de promessas: 58
-Cumpridas: 21
-Cumpridas em parte: 9
-Não cumpridas ainda: 28