• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Bolsonaro defende atuação do Mercosul para enfrentar "choques externos"
Mundo

Bolsonaro defende atuação do Mercosul para enfrentar "choques externos"

Presidente não compareceu presencialmente à reunião do bloco, nesta quinta (21), mas enviou vídeo aos líderes

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro defende atuação do Mercosul para enfrentar "choques externos"

Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu, por meio de mensagem de vídeo gravada previamente, a atuação do bloco pelos líderes do Mercosul para enfrentamentos dos atuais “choques externos”. Na declaração, Bolsonaro fez menção à defesa feita pelo governo brasileiro para redução da Tarifa Externa Comum (TEC), taxa de importação cobrada sobre produtos provenientes de fora do bloco.

Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai chegaram a um consenso e decidiram cortar em 10% a tarifa, redução que já vinha sendo adotada unilateralmente pelo país.

“Senhores presidentes, caros colegas, o Brasil tem atuado para que o Mercosul tenha papel importante no enfrentamento dos atuais choques externos. Por isso, defendemos a redução da Tarifa Externa Comum, o que dará uma importante contribuição no combate à inflação”, afirmou o Chefe do Executivo na mensagem.

Bolsonaro ainda aproveitou a ocasião para defender medidas internas adotadas pelo Brasil, como a garantia de suprimento de fertilizantes para a agricultura, após acordo com a Rússia, e a concessão de benefícios à população de baixa renda.

“Também estamos trabalhando para combater internamente as causas das pressões sobre os preços dos combustíveis e da energia, que nos últimos meses vinham afetando o poder de compra do povo brasileiro”, afirmou ele.

Reunião do Mercosul

Está sendo efetuada nesta quinta-feira (21) em Assunção, no Paraguai, a 60ª Reunião de Cúpula de Chefes de Estado do bloco, que reúne os líderes do Mercosul. No entanto, Bolsonaro decidiu não comparecer ao país vizinho, que realiza o primeiro encontro presencial desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020.

O presidente é representado no Paraguai pelo chanceler, Carlos França. Na reunião desta semana, o Paraguai passa a presidência temporária do bloco para o Uruguai, cumprindo o rodízio entre as nações participantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.