Brasil identifica primeiros casos de varíola dos macacos em crianças
Três crianças foram diagnosticadas com a doença em São Paulo
Foto: Reprodução/Fiocruz
O Brasil confirmou nesta quinta-feira (28) os primeiros casos de MonkeyPox, doença mais conhecida como varíola dos macacos, em crianças. O diagnóstico foi identificado em três crianças, todas elas da cidade de São Paulo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas estão "em monitoramento, sem sinais de agravamento". As informações são do UOL. Outros dados como a idade e a forma que foram contaminadas não foram divulgadas.
"Desde os primeiros alertas da OMS [Organização Mundial da Saúde] para a doença, a SMS instituiu protocolos para toda a rede pública e privada para o atendimento dos casos suspeitos. O órgão está com toda a operação de atendimento, diagnóstico e monitoramento em pleno funcionamento", afirma nota.
Segundo a SMS, o atendimento de casos suspeitos da doença acontece na capital paulista por meio da rede municipal de saúde, como nas Unidades Básicas de Saúde, prontos-socorros e pronto atendimentos. "A rede foi capacitada e conta com insumos para coleta de amostras das lesões cutâneas (secreção ou partes da ferida seca) para análise laboratorial", seguiu a nota.
Outros países já registraram casos de varíola dos macacos em crianças também, como os Estados Unidos e a Holanda.
Nos EUA, a diretora do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Rochelle Walensky, confirmou a informação e disse que uma das crianças infectadas pela MonkeyPox é uma criança de colo. No Reino Unido, o caso foi identificado em somente uma criança.