Brasil tem estoque de diesel para 40 dias, diz Bolsonaro
Presidente reforçou possibilidade de campanha para economizar combustível
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Em entrevista divulgada pelo programa Alerta Nacional, da Rede TV!, nesta segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Brasil teria estoque de combustível suficiente para 40 dias em cenário de desabastecimento.
Durante evento da Marcha para Jesus, que esteve durante visita à Manaus, no último sábado, o presidente citou que pode aderir a uma campanha para economizar diesel, caso o cenário vire realidade.
“Não [temos risco de desabastecimento] ainda. Nós precisamos de refino. Se o mundo subir muito o preço dos combustíveis, não destilar lá fora, não refinar, pode faltar, não só para nós, para o mundo todo. Temos que importar gasolina e diesel porque não temos capacidade de refino”, ressaltou.
Os 40 dias citados como estimativa faz referência apenas ao que já existe de estoque no país. Ao todo, cerca de 30% do total que é consumido no país atualmente é importado.
Em entrevista ao apresentador Sikêra Júnior, o presidente Bolsonaro voltou a fazer críticas a Petrobras, alegando que, “se tudo der certo”, a privatização da empresa deverá acontecer daqui a 4 anos.
“Logicamente que vai ser um negócio complicado. Agora, o que não pode é a Petrobras ser uma semiestatal com um monopólio do Brasil. A Petrobras não passa por mim, ela é praticamente autônoma”, disse.
Além disso, Bolsonaro também criticou os lucros excessivos da empresa. “A Petrobras tem seus problemas, mas não tenho como mandar lá. Temos que respeitar o livre mercado, mas a Petrobras abusa.", disse.
"A Petrobras não precisa desse lucro excessivo e, no momento, não tem qualquer responsabilidade, quer mais é arrancar dinheiro do povo”", concluiu o presidente.