Câmara aprova projeto que prorroga suspensão de metas no SUS

Texto evita cortes de recursos para prestadores de serviços no Sistema Único

Por Da Redação
Ás

Câmara aprova projeto que prorroga suspensão de metas no SUS

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15) o projeto que prevê a prorrogação da suspensão de metas contratuais dos prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação visa impedir, na prática,que repasses a organizações sociais e outros prestadores de serviços sejam cortados por descumprimento “das metas quantitativas se qualitativas contratualizadas”. Em razão da Covid-19, ainda em 2020, as metas foram suspensas por 120 dias, tendo sido prorrogada até o fim de 2021.

Agora, caso a proposta entre em vigor, o novo prazo estabelecido seguirá até 30 de junho.

Sem contagem de votos, o projeto foi aprovado por votação simbólica, possível quando há acordo entre os líderes de bancada.

O relator foi o deputado André Fufuca (PP-MA), que defendeu que a "motivação seria a manutenção e funcionamento desses serviços, diante da incontrolável elevação dos custos dos medicamentos, materiais, equipamentos de proteção individual e, principalmente, com o aumento expressivo de pessoal especializado e das jornadas de trabalho, provocadas pela pandemia de covid-19”.

A proposta teve origem no Senado, mas deverá passar por uma nova análise da Casa Alta após os deputados alterarem o conteúdo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário