Campanha para a prevenção conta o câncer é estendida até o fim do verão
Especialista diz que brasileiros devem se proteger da radiação o ano inteiro
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) resolveu estender a campanha Dezembro Laranja, agora chamada de Verão Laranja, por toda a estação, que é a mais quente do ano no Brasil. De acordo com o dermatologista Elimar Gomes, coordenador da campanha contra câncer de pele da SBD, a população deve se proteger da radiação solar o ano todo.
O médico recomenda reduzir a exposição desprotegida ou exagerada ao sol, evitando o horário de maior pico do sol que, sem o horário de verão, vai das 9h às 15h. O filtro solar deve ter fator de proteção superior a 30. Para as pessoas de pele mais clara, o ideal é usar protetor com fator 50 ou 70, além de óculos e chapéu.
Segundo Gomes, a radiação ultravioleta provoca uma série de danos à pele: os benignos, que não estão relacionados ao câncer, e os malignos, relacionados a essa doença.
Os danos benignos incluem o envelhecimento da pele, perda de elasticidade, rugas mais profundas, aparecimento de manchas, diminuição da produção de colágeno e alterações da imunidade da pele.