CDC registra dois casos de varíola dos macacos em crianças nos EUA
Ambas apresentam sintomas, mas estão bem de saúde
Foto: Reprodução/Pixabay
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) identificou dois casos de varíola dos macacos em crianças nos Estados Unidos. Em comunicado, o órgão afirmou que os casos não estão relacionados e provavelmente são resultado de transmissão local. Ambas apresentam sintomas, mas estão bem de saúde e recebendo tratamento com um medicamento antiviral chamado tecovirimat ou TPOXX.
O CDC recomenda o medicamento para crianças menores de 8 anos porque são consideradas de maior risco para a infecção. No momento, as autoridades de saúde pública estão investigando como as crianças foram infectadas. Um caso é de uma criança residente da Califórnia. E o outro é uma criança que não mora nos EUA.
Desde que o surto de varíola começou em maio, a maioria dos casos aconteceu entre homens que fazem sexo com homens. No entanto, qualquer pessoa pode contrair o vírus através do contato pele a pele. No caso de crianças, a agência disse que isso pode incluir “segurar, abraçar, alimentar, bem como por meio de itens compartilhados, como toalhas, roupas de cama, copos e utensílios”.