• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Cemaden emitiu 3 alertas de risco, mas chuva superou previsões na BA
Bahia

Cemaden emitiu 3 alertas de risco, mas chuva superou previsões na BA

Cerca de 470 mil pessoas já foram afetadas pelas fortes chuvas

Por Da Redação
Ás

Cemaden emitiu 3 alertas de risco, mas chuva superou previsões na BA

Foto: Reprodução/R7

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) já havia emitido 3 alertas para municípios do sul e sudoeste da Bahia, desde do dia 20 de dezembro, de que chuvas intensas iriam atingir a região. No entanto, o volume registrado em alguns locais foi maior que o previsto, o que provocou destruição em várias localidades.

O mês de dezembro de 2021 já é considerado o mais chuvoso dos últimos anos na região. De acordo com o Cemaden, a média histórica é de 150 mm nesse período. Porém, até esta segunda (27), vários municípios já registraram acumulo de água superior a 400 mm. Cada milímetro equivale a um litro de água em um metro quadrado.

O primeiro alerta feito pelo Cemaden, no dia 20, foi por meio de uma nota técnica sobre a previsão de chuvas intensas. Intitulado "Risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia nos próximos dias", o documento diz: "muito provável ocorrência de chuvas volumosas, especialmente entre os dias 24 e 25 de dezembro, que permitem identificar um alto risco de ocorrência de novos deslizamentos de terra e inundações".

Já no segundo documento, do dia 21, foi ampliado o período de chuva previsto, para 24 a 26 de dezembro. "O Cemaden recomendou fortemente a manutenção em campo das equipes de apoio que atuaram nas últimas inundações e a manutenção do estado de alerta da Defesa Civil do Estado da Bahia", afirma.

O terceiro e último, do dia 23, diz que "se espera um agravamento da situação a partir da próxima sexta-feira 24 de dezembro, com possibilidade de se estender durante vários dias, em princípio até a próxima terça-feira 28 de dezembro."

Cerca de 470 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. Em todo o estado, já são 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência. Segundo o governo do Estado, foram registrados 358 feridos e 20 mortes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.