• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • CNM pede que União faça o reconhecimento em rito sumário por enchentes na Bahia
Bahia

CNM pede que União faça o reconhecimento em rito sumário por enchentes na Bahia

Modalidade é feita de forma urgente e sem burocracia

Por Da Redação
Ás

CNM pede que União faça o reconhecimento em rito sumário por enchentes na Bahia

Foto: Reprodução

Em publicação, na segunda-feira (27), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) pediu que a União faça o reconhecimento sumário de todos os decretos municipais de calamidade na Bahia. Segundo a entidade, um ofício foi encaminhado ao Ministério de Desenvolvimento Regional, responsável pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O reconhecimento em rito sumário é uma modalidade que reconhece, de forma urgente e sem burocracia, os decretos municipais de calamidade e permite que os municípios solicitem recursos financeiros para ações de reabilitação e reconstrução das áreas atingidas.

“O apoio da União é um direito de todos os Municípios e da população. É urgente o reconhecimento federal da situação de calamidade e o envio de recursos para que os prefeitos consigam socorrer seus cidadãos”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A CNM recomenda que municípios façam o decreto de estado de anormalidade individualmente, devido a demora do recebimento de verba em casos de declaração feita em conjunto. No entanto, a entidade afirma que, no momento, a inclusão das cidades no decreto estadual pode ser positiva para que todos os municípios sejam reconhecidos e recebam os recursos para ações de reabilitação e reconstrução.

Segundo a última atualização da Defesa Civil da Bahia, o número de desalojados subiu para 31.391 e outras 31.405 estão desabrigadas. Além disso, 100 municípios já reconheceram estado de emergência devido às chuvas. 

No total, o estado registrou 20 mortes em decorrência das enchentes e chuvas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.