Com o surto do coronavírus, Brasil precisa aumentar em 20% o total de leitos de UTI
Atualmente, são disponibilizados 14,5 mil leitos de UTIs adulto no SUS
Foto: Manu Dias/GOVBA
Com o surto do coronavírus, o Brasil não se encontra preparado para receber todos os pacientes, de acordo com a associação dos médicos que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva. Segundo eles, o país teria que aumentar em 20,2% o total de leitos para adultos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir o tratamento de pacientes com Covid-19.
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente são disponibilizados 14,8 mil leitos de UTIs adulto no SUS. Desse número, 14 mil, referente a 95% estão ocupados. Com isso, a pasta abriu licitação para contratar 2.000 novos leitos, abaixo dos 2.960 que associação diz serem necessários.
O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (14), que o Brasil tem pelo menos 121 casos, sem mortes. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro já registram a chamada transmissão comunitária, quando não é mais possível rastrear a trajetória dos contágios.
Além disso, o estado da Bahia registrou o oitavo caso da doença. No mundo, são contabilizados mais de 142 mil casos em pelo menos 118 países, com mais de 5 mil mortes.