Conheça Macaé Evaristo, nova ministra dos Direitos Humanos
Deputada estadual mineira assume no lugar de Silvio Almeida, demitido por acusações de assédio sexual
Foto: Reprodução/ Redes sociais
A deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) será a nova ministra dos Direitos Humanos. Ela foi escolhida, nesta segunda-feira (9), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para assumir o lugar de Silvio Almeida, acusado de assédio sexual. Em uma rede social, Lula disse que assinará em breve a nomeação da nova ministra.
Conheça a nova ministra
Graduada em Serviço Social e mestre e doutoranda em educação, Macaé Evaristo é professora desde os 19 anos. Ela é a primeira mulher negra a ser secretária municipal (2005 a 2012) em Belo Horizonte e estadual (2015 a 2018) de Educação.
Prima da escritora Conceição Evaristo, Macaé foi eleita em 2020 vereadora da capital mineira, com 5.985 Votos. Em 2022, ele se elegeu deputado estadual, recebendo 50.416 votos.
Macaé foi, entre 2013 e 2014, durante o governo de Dilma Rousseff, secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).
Em toda a sua carreira, a nova ministra coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC.