Conselho de Ética do COB aceita denúncia contra o jogador de vôlei Wallace
Segundo a denúncia, o jogador infligiu o código de ética ao incitar violência nas redes sociais
Foto: Divulgação/FIVB
O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) aceitou nesta quinta-feira (2) a denúncia apresentada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) contra o jogador de vôlei Wallace Souza.
O atleta é acusado de ter violado o Código de Conduta Ética da entidade e do movimento olímpico ao compartilhar em uma rede social uma enquete que incitava um 'tiro na cara' do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A denúncia apresentada pelo COB foi juntada a uma representação da Advocacia Geral da União (AGU), que afirma que Wallace violou também o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), ao incitar ódio ou violência publicamente, e também o Código Penal Brasileiro, que considera delito a incitação ao crime.
A denúncia cita o artigo 34 do Código de Ética: "É indevida a prática de atos de violência, bem como a doutrinação, a incitação ou a orientação para a sua realização, no ambiente administrativo, de treinamento e competição ou fora dele", determina a regra.
Entre as penalidades previstas no código estão "advertência, reservada ou pública", multa e suspensão de cinco a 10 anos, além de banimento do esporte olímpico.